Diretoria da COOPERVAP e representantes cooperativistas discutem sobre o cumprimento das IN´S 76 e 77 no MAPA
O presidente da Cemil e Fecoagro Leite Minas, Vasco Praça Filho, falou sobre a preocupação em manter as famílias no campo, com capacitação e orientação técnica.
Na última quarta-feira (02/12), em uma reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o presidente da Coopervap, Valdir Rodrigues de Oliveira, e o vice-presidente, Altino José Severino Silva, junto aos representantes cooperativistas, Fernando Pinheiro, Analista Técnico Econômico Agropecuário na OCB, Nidelson Falcão, Diretor Executivo da Fecoagro, Vasco Praça Filho, presidente da Cemil e Fecoagro Leite Minas e profissionais técnicos da Coopervap discutiram novas soluções a respeito das instruções normativas 76 e 77 em defesa dos produtores rurais. De acordo com nota publicada pela COOPERVAP, a aplicação dos procedimentos técnicos e regulamentos das IN’s visam fixar a identidade e as características da qualidade que o leite deve apresentar para a realização da coleta. Fatores como a distância das rotas de captação e a falta de energia elétrica nas propriedades rurais afetam diretamente na temperatura do leite, acarretando em um alto índice de CBT. As cooperativas desempenham um papel fundamental de e aos produtores rurais. Dessa forma, envolvimento político no MAPA e iniciativas como essa, a fim de defender os produtores, mostrando a angustia e desamparo estrutural que inviabiliza a captação responsável, podem proporcionar mais tempo para que os associados possam se adequar às IN’s. O presidente da Coopervap, Valdir Rodrigues de Oliveira, em áudio enviado ao jornalista Glauber César, agradeceu a recepção por parte do corpo técnico do MAPA e falou sobre o assessoramento técnico que a Coopervap oferece por meio dos projetos de assistência.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.