Agricultura Tecnologia no Campo

Equipamentos tecnológicos revolucionam a agricultura brasileira

Pesquisas realizadas pela Embrapa Soja constataram o impacto positivo na produtividade das plantações com o uso de drones

A presença cada vez mais marcante da tecnologia no setor agrícola está revolucionando a maneira como os produtores brasileiros istram suas propriedades rurais e uma ferramenta que tem ganhado destaque é o drone. Esses aparelhos não tripulados, controlados remotamente e equipados com câmeras de alta resolução, têm se tornado essenciais para maximizar os resultados nas atividades agrícolas.

Os produtores rurais têm adotado a tecnologia dos drones devido às imagens e vídeos que eles fornecem, com informações em tempo real, agilizando a supervisão de áreas de difícil o nas fazendas. Além disso, esses equipamentos têm se mostrado eficazes na detecção de pragas, doenças, falhas no plantio e problemas de irrigação.

Estudos realizados pela Embrapa Soja na safra 2020/21 revelaram o impacto positivo na produtividade das plantações com o uso de drones. A aplicação de defensivos, por exemplo, mostrou-se mais eficiente no combate a pragas como o percevejo-marrom e a lagarta-falsa-medideira, superando métodos tradicionais como bombas costais e pulverizadores de barra.

O uso dos drones aumenta a eficiência, pois eles conseguem alcançar partes mais internas do dossel que outros métodos não conseguem atingir. Apesar do investimento significativo – com preços variando entre R$ 60 mil e R$ 250 mil -, produtores de pequeno porte têm buscado o a esses equipamentos, muitas vezes optando por terceirizar seu uso.

Romário Alves, CEO da Sonhagro, franquia especializada em crédito rural, destaca que os produtores rurais têm encontrado e financeiro por meio das linhas de crédito PRONAF MAIS ALIMENTOS, PRONAMP Investimentos, INOVAGRO, RENOVAGRO e até através dos recursos próprios das instituições financeiras. “Esses equipamentos oferecem grande conveniência, eficácia e diminuição de mão de obra para o campo, com a facilidade de parcelamento em até 10 anos, tendo até 3 anos de carência para o início do pagamento e, conta ainda, com taxas reduzidas, a partir de 4% anualmente” afirma.

Além de facilitar processos burocráticos para os produtores, a Sonhagro também atua na gestão de negociações e execução de projetos técnicos exigidos pelos bancos. Essa abordagem visa auxiliar os produtores rurais a obterem o crédito necessário para aquisição de equipamentos tecnológicos que estão revolucionando a agricultura brasileira.


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta